Malvas (Malva ssp.)

flora silvestre

Espécie: Malva sylvestris L.
Divisão: Magnoliophytas
Classe: Magnoliopsidas
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Sinonímia: Malva sylvestris L.. var. ambígua (Guss.) Samp.; Malva sylvestris L. var. polimorfa (Guss.) Parl.; Malva sylvestris L. ssp. ambígua Rouy for. Ericarpa (Boiss.) P. Cout.
Nomes comuns: Malva, malva-silvestre, malva-comum, malva-maior, malva-selvagem, malva-das-boticas, malva-mourisca.
English name: Mallow.

Dispensa apresentações, este fanerófito de uso milenar, de caules fibrosos e flores cor-de-malva, ou não fosse ela a planta que deu nome à cor que a caracteriza, bem como a vilas onde cresce em abundância, as Malveiras.

Identificação: Herbáceas anuais ou bianual, erectas (M. multiflora) ou tendencialmente prostradas (M. sylvestris), de caules fibrosos e algo pubescentes, macios e ramificados, que raramente ultrapassa os 80 cm de altura. As folhas, amplas e macias, são palminérveas e recortadas. As flores, de cerca de 2.5 cm de diâmetro, solitárias ou mais frequentemente em pequenos grupos de duas ou três, são pentâmeras e lilases, marcadas por veios arroxeados e ápice fendido. Na espécie M. sylvestris são geralmente mais escuras, maiores, violáceas, e as folhas mais profundamente palmatifendidas em três-cinco lobos.

Tipo fisionómico: Terófitos/Nanofanerófitos.

Distribuição: Europa mediterrânica e Costa Atlântica.

flora silvestre

Espécie: Malva multiflora (Cav.) Soldano, Banfi & Galasso.
Divisão: Magnoliophytas
Classe: Magnoliopsidas
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Sinonímia: Lavatera cretica L.
Nomes comuns: Malva, malva-comum, malva-maio.
English name: Common mallow.

Habitat: Frequente em ruderais, margens de caminhos, terrenos incultos, orlas de florestas, arribas costeiras e cursos de água.

Floração: Primavera/Verão.

Princípios activos: Antocianinas, mucilagem, vitaminas, minerais e taninos.

Propriedades: Anti-inflamatórias, adstringentes, expectorantes, anti-fúngicas, emolientes, laxantes suaves, calmantes e anti-tússicas.

Partes usadas: Folhas, flores e raízes.

Usos: Externamente, a malva é usada desde há séculos para lavagem genital, sendo um bom auxiliar no tratamento de condiloma, vaginite, herpes, picadas-de-insectos, quistos e furúnculos. Internamente é empregue em inflamações das mucosas bucofaríngea (melhor se combinada com rama de eucalipto) e gástrica, como laxante suave e calmante da tosse seca. A flor em particular é adstringente e usada no combate a diarreias e úlceras internas (tisana), sobretudo quando conjugada com folha de silva.

Gastronomicamente, as folhas podem ser usadas em sopas e saladas, sendo neste último caso preferidas as folhas jovens. São também empregues como corante alimentar e aromatizante. Quando secas são usadas como substituto do chá preto, não tanto pelas propriedades, mas pelo sabor.

Curiosidades: Muito à semelhança do que ocorre com o meliloto, também a malva requer cuidados especiais de colheita, secagem e armazenamento. Assim, as folhas devem ser colhidas antes da floração e secas ao Sol, sendo necessário virá-las todos os dias; as raízes devem ser colhidas no Inverno, raspadas e muito bem limpas antes de serem postas ao Sol; as flores, colhidas assim que abrem, podem ser secas no forno com calor moderado, ou em lugar soalheiro e seco. Toda a planta deve ser armazenada em recipientes de cartão, em local seco e escuro. As flores adquirem uma tonalidade azul após a secagem.

Para além dos usos acima referidos, os caules fibrosos podem ser usados no fabrico de papel e corda. A tintura obtida a partir das flores é utilizada como teste de alcalinidade.

O nome malva surge da fusão da expressão «mal vai-te».

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Malváceas com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Malvas (Malva ssp.)

  1. Pingback: Malvaceae (Malváceas) | Herbalist

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s