Belas-noites (Mirabilis jalapa L.)

flora silvestre

Espécie: Mirabilis jalapa L.
Divisão: Magnoliophytas
Classe: Magnoliopsidas
Ordem: Caryophyllales
Família: Nyctaginaceae
Sinonímia: Admirabilis peruana Nieuwl; Jalapa officinalis Garsault; Nyctago jalapa (L.) DC.; Mirabilis pedunculata Stokes; Nyctago versicolor Salisb.
Nomes vulgares: Belas-noites, bonina, beijos-de-frade, maravilha-de-forquilha.
English name: Garden four-o’clocks.

O principal nome pelo qual é conhecida não poderia estar mais de acordo com a sua beleza nocturna, que por vezes nos confunde com as suas cores inesperadas. Tivesse este subarbusto habitado terras europeias na Antiguidade, e teria sido, sem dúvida, alvo de histórias e mitos fantásticos!

Identificação: Arbusto/subarbusto muito ramificado, que pode atingir cerca de 1.50 m., mas na maioria das vezes não ultrapassa os 70 cm de altura. Apresenta folhas opostas, subsésseis ou pouco pecioladas, lanceoladas/ovadas e inteiras, de margem lisa e limbo ligeiramente ondulado, ápice agudo e base truncada. As flores, terminais, surgem em pequenos grupos. Muito perfumadas, de cinco pétalas assalveadas, de margem lacinada/dividida. As cores variam entre o branco, o amarelo e o vermelho, podendo o mesmo exemplar ostentar diferentes cores ou misturas. O fruto é um utrículo indeiscente e negro.

Tipo Fisionómico: Caméfito.

Distribuição: Oriunda da América do Sul, possivelmente dos Andes peruanos, encontra-se subespontaneamente no Sul e no Oeste da Europa.

Habitat: Matagais, bermas-dos-caminhos, jardins.

Floração: Quase todo o ano. Ântese nocturna.

Princípios activos: Goma, resinas, alcalóides.

Propriedades: Aromática, condimentar, digestiva, purgativa, diurética, vulnerária, abortiva e emoliente.

Partes usadas: Raiz, folhas jovens, flores e sementes.

Usos: A nível alimentar, as sementes, reduzidas a pó, servem em substituição da pimenta, não sendo aconselhável o seu uso recorrente, uma vez que apresentam alguma toxicidade, podendo causar distúrbios digestivos. Também usadas como cosmético natural.

As folhas jovens podem ser consumidas quando bem cozinhadas. É, assim, considerada por diversos herbalistas como um alimento de emergência. A sua seiva não deve ser usada sem precaução, pois pode provocar dermatites de contacto; porém possui propriedades vulnerárias, emolientes e anti-fúngicas.

Medicinalmente, as raízes são prescritas externamente, sob a forma de pomadas, elixires ou cataplasmas, para atenuar inchaços, inflamações, abscessos e tratar feridas. Internamente, misturada com farinha de milho, eram utilizadas pelos povos dos Andes para alívio de dores menstruais.

As flores fornecem um corante alimentar usado em pastelaria.

Curiosidades: As raízes das belas-noites são um afrodisíaco afamado.

A nível genético, esta planta corresponde a uma interessante excepção à Lei de Mendel, uma vez que os genes que dão origem às cores branca e vermelha têm igual força, o que leva a que muitas vezes as flores ostentem ambas as cores ou um cor-de-rosa vivo, como se da paleta de um pintor se tratassem. O mesmo se passa em relação à cor amarela, sendo igualmente possível observar mudanças de cor no mesmo indivíduo ao longo do tempo. Este facto faz com que não seja possível falar-se em variedades dentro da espécie.

Em Inglaterra, este arbusto é conhecido por four-o’clock’s, «quatro da tarde», altura em que no Inverno começa a escurecer e as belas-noites abrem as suas flores às borboletas nocturnas e aos morcegos que as polinizam (polinização entomófila e quiropterófila, respectivamente).

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Nictagináceas com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Belas-noites (Mirabilis jalapa L.)

  1. Pingback: Nyctaginaceae (Nictagináceas) | Herbalist

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s