Trevos-azedos (Oxalis ssp.)

flora silvestre

Espécie: Oxalis pes-caprae L.
Divisão: Magnoliophytas
Classe: Magnoliopsidas
Ordem: Oxalidales
Família: Oxalidaceaee
Sinonímia: Oxalis cernua Thunb.
Nomes vulgares: Azedas, trevo-azedo, erva-pata, azedinha-amarela, amendoim-bravo, erva-mijona, erva-praga, erva-canária, sardinha-fresca, trevo-mau, santas-noites.
English name: Bermuda buttercup.

De iguaria dos mais humildes a infestante dos relvados húmidos, o trevo-azedo espraia-se onde quer que encontre espaço.

Identificação: Herbácea perene, de raízes fasciculadas tuberculosas. De folhas tipicamente trilobadas, de lobos cordados e pecíolos longos, este geófito ostenta flores amarelo-vivas, geralmente pentâmeras, de corola actinomórfica e algo campanulada, que brotam em pequenas panículas terminais lassas, compostas por duas ou três flores, por vezes mais, mas raramente solitárias. O fruto é uma cápsula. Na Vila de Parede, mais propriamente nas arribas da Praia das Avencas, no Inverno de 2013, algum do trevo que por lá vegeta sofreu uma mutação genética rara, porém possível nestas plantas, pelo que algumas das suas flores apresentavam-se com o dobro das pétalas (dez) ou seja, dobraram. Este fenómeno geralmente não persiste e raramente é documentado.

Para além da espécie O. pes-caprae, foi encontrada junto à linha ferroviária a congénere O. corniculata, um caméfito de flores exíguas e de crescimento prostrado.

flora silvestre

Espécie: Oxalis corniculata L.
Divisão: Magnoliophytas
Classe: Magnoliopsidas
Ordem: Oxalidales
Família: Oxalidaceaee
Sinonímia: Oxalis corniculata L. var. corniculata.
Nomes vulgares: Trevo-azedo-bastardo.
English name: Bermuda buttercup.

Tipo Fisionómico: Geófitos/caméfito.

Distribuição: A O. pes-caprae é nativa da África do Sul e encontra-se praticamente por toda a Europa, com particular incidência no Mediterrâneo. A O. corniculata parece ser nativa da bacia mediterrânica.

Habitat: Arribas costeiras, berma dos caminhos, ruderais e relvados húmidos. Indiferente edáfica, tanto coloniza solos alcalinos como ácidos, desde que húmidos.

Floração: A O. pes-caprae é tipicamente uma flor de Inverno, brotando de Dezembro/Janeiro a Abril. A floração da O. corniculata começa a partir de Abril e estende-se até Setembro.

Princípios activos: Ácido ascórbico, vitamina C, sais minerais, mucilagem e oxalatos, entre eles o ácido oxálico.

Propriedades: Comestível, diurética, anti-inflamatória, laxante suave, vulnerária, antipirética, aromática e tintureira/mordente.

Partes usadas: Tubérculos e flores.

Trevo-azedo var. dobrada

Trevo-azedo dobrado

Usos: Apenas a espécie O. pes-caprae é comestível, não podendo, todavia, ser consumida por quem sofra de reumático ou de doença renal, dada a grande percentagem de oxalatos que estas espécies contêm.

As flores podem ser utilizadas como aromatizante de saladas. São diuréticas, vulnerárias e anti-inflamatórias, usadas desde tempos idos como laxante suave, sobretudo em bebés e crianças, e no tratamento de constipações, febres e inflamação da bexiga.

Curiosidades: Antigamente, nos tempos de escassez que circundaram a época da II Guerra Mundial, as populações das regiões de Torres Vedras, Mafra e Cascais, e noutros locais do país e da Europa, tinham por hábito procurar os tubérculos do trevo-azedo, que assavam no Verão em chapas de cobre sobre fogueiras.

As raízes fornecem um pigmento tintureiro rosado. O ácido das folhas e das flores é incluído como mordente, inclusivamente quando usadas outras plantas tintureiras.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Oxalidáceas com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Trevos-azedos (Oxalis ssp.)

  1. Pingback: Oxalidaceae (Oxalidáceas) | Herbalist

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s